O QUE É UM MITO PESSOAL?

"Mitos pessoais não são o que você pensa. Não se trata de crenças falsas. Não são histórias que você conta a si mesmo a fim de explicar as circunstâncias da sua vida e de seu comportamento.

Na verdade, sua Mitologia Pessoal é uma vibrante infra-estrutura que fornece informações sobre a sua vida, tenha você consciência dela ou não. Consciente ou inconscientemente, você vive segundo a sua mitologia." - trecho do livro MITOLOGIA PESSOAL de David Feinstein, Ph.D e Stanley Krippner, Ph.D.,Ed. Cultrix.


Nos últimos anos, tivemos a oportunidade de presenciar um esperado retorno da sociedade ao mundo fantástico da Mitologia Universal e dos Contos de Fada através da cultura de massa. Livros, filmes, séries, games, animes, blogs e quadrinhos mergulharam nas origens da imaginação e da criatividade presentes nas civilizações grega, celta, africana, egípcia, japonesa e outras. Mitos, contos e lendas estão sendo resgatados a cada dia. Será que existe uma causa para esta retomada ancestral em pleno século XXI, de avanços tecnológicos, cuidados com o planeta e consumismo desenfreado?

Mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana. A mitologia tem muito a ver com os estágios da vida, (...) com o novo papel que você passa a desempenhar, com o processo de atirar fora o que é velho para voltar com o novo, assumindo uma função responsável. - Joseph Campbell

A resposta é sim. Diversos fatores (nem todos agradáveis) têm contribuído para que os mitos retornem na forma de espetáculo, entretenimento e diversão popular. Heróis, magos e princesas alimentam a necessidade de combater um "mal" que nos limita e oprime, seja ele uma bruxa, um dragão ou as contas a pagar. Em termos sociais, a vitória do Herói é a nossa vitória e uma válvula de escape para os problemas coletivos que afetam a todos de maneira semelhante.

Mas como ficam as conquistas pessoais e o desenvolvimento interior? Como podemos conquistar e vencer por nosso próprio empenho as batalhas reais que são travadas no cotidiano e dentro de nós mesmos?

O MITO PESSOAL COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO.


"Os mitos, no sentido que damos ao termo, não são lendas ou falsidades, mas modelos através do quais os seres humanos codificam e organizam suas percepções, sentimentos, pensamentos e atitudes. Perceber que se está vivendo de uma forma mítica equivale a compreender a sua vida como um drama em evolução, cujo significado vai além dos seus interesses diários." - Mitologia Pessoal, David Feinstein, Ph.D e Stanley Krippner, Ph.D.,Ed. Cultrix.

Este espaço foi criado para atender a essa necessidade de compreensão e desenvolvimento presente em todos nós. Mais ainda, como uma forma de aproximar você de si-mesmo e fornecer algumas respostas (e várias outras perguntas) para o seu crescimento individual e coletivo através da descoberta e uso do seu Mito Pessoal como uma eficaz e valiosa ferramenta de transformação e mudanças positivas.

Joseph Campbell (1904 - 1987), uma das maiores referências no estudo da mitologia e da religião comparada, deu o nome para este momento de "Chamado para Aventura", o desafio voluntário que devemos fazer para o nosso próprio amadurecimento. Atender ao chamado significa, entre outras coisas, tornar-se o Herói e Redentor de si-mesmo, dar sentido à própria existência e a sua presença participativa no mundo.

O convite está feito.
Boa sorte na sua Jornada.

Marcos H. de Oliveira