COMO FUNCIONA?


O CHAMADO PARA AVENTURA

A busca pelo Mito Pessoal representa um divisor de águas na forma e no conteúdo, na visão que o indivíduo tem de si-mesmo, do mundo, da sua família e origens, da comunidade na qual participa (ou não), dos amigos e do todo que chama de existência. Ao identificar o seu Mito Pessoal, você será capaz de realizar mudanças nas áreas da sua vida que considera insatisfatórias, promover ajustes e desenvolver maior consciência a respeito das suas necessidades íntimas e coletivas. A descoberta deste novo potencial pode ser perturbadora, emocionante, alegre, triste, reflexiva e motivadora. 

Por isso, é de suma importância que você entenda o processo e o compromisso de realizar esta busca, seja através da consulta comigo, da leitura de livros sobre Mitologia ou por meio de um terapeuta, psicólogo ou curador. Descubra se este é o seu momento. Se não for, fique tranquilo. Respeitar o seu tempo faz parte da descoberta do Chamado para Aventura e do seu próprio desenvolvimento interior.

Abaixo, você vai encontrar o modelo exclusivo que desenvolvi para ajudá-lo a identificar o seu Mito Pessoal, minhas bases para interpretação e muito mais. Por favor, consulte as outras páginas deste blog para um maior entendimento sobre os autores e as referências de estudo.

BASES PARA INTERPRETAÇÃO DE UM MITO PESSOAL.

Para entender o seu próprio mito é preciso investigar, primeiro, o que é um mito. O senso comum, popular, define o mito como algo irreal, uma fantasia semelhante aos Contos de Fada e, basicamente, como uma mentira ou exagero histórico.

Porém, profissionais de diferentes áreas de estudo do desenvolvimento humano como a Psicologia, Astrologia, História, Filosofia e Religião, dentre outros,  provaram que os mitos representam muito mais do que simples distrações criativas.  Eles são uma das bases mais importantes para o conhecimento da personalidade e da motivação moral, ética, mental e emocional de cada ser humano em sua busca pelo desenvolvimento pessoal e mantenedores ou guardiões de uma memória coletiva, ancestral e atemporal que atravessa o tempo comum. Em outras palavras, os mitos são eternos.

Algumas das bases de estudo que uso no modelo que desenvolvi para interpretar um Mito Pessoal são: 

Psicologia Humanista - sendo Rollo May o autor principal;
Astrologia Psicológica - por meio dos estudo sobre a Natureza Humana desenvolvidos por Liz Greene, Howard Sasportas, Stephen Arroyo e Dane Rudhyar. 

Esta é uma pequena amostra do caminho de estudo para descoberta de um Mito Pessoal (saiba mais na página Quem Sou) .É claro que não seria possível descobrir um mito sem ler os mitos e as grandes obras da literatura grega, romana, celta e outras. Na verdade, é um estudo para toda vida que nunca deixa de ser estimulante, surpreendente, inspirador e nada entediante.

De qualquer forma, todos os autores citados (bem como Contos e Lendas) estarão presentes nos artigos do blog para consulta posterior.

SOBRE A LINGUAGEM DA INTERPRETAÇÃO  PARA CONSULTA.

A busca pelo Mito Pessoal é, também, um processo de aprendizado que educa e ensina ao mesmo tempo. É, portanto, pedagógico. Mesmo assim, é preciso ter respeito por aquele que busca o entendimento, sua formação cultural, nível de escolaridade e outros fatores que podem determinar sua capacidade de compreensão ou dificuldade. Afinal, a meta essencial é que a pessoa entenda o seu Mito Pessoal.

Sendo assim, minha escolha foi a de não incluir muitos dados relativos as diferentes fontes de pesquisa que convergem para o resultado da interpretação. Termos psicológicos e técnicos serão explicados apenas pontualmente, se necessário, para garantir uma linguagem clara e dinâmica com exemplos práticos, retirados da cultura moderna (filmes, séries, etc) e antiga (contos, lendas, etc).

Uma amostra breve de interpretação.

Digamos que o Mito Pessoal de um consulente seja, depois de analisado, a representação do Conto de Fada dos Três Porquinhos. O que isso poderia significar?

Resumidamente, este conto simboliza um aspecto com a Sombra (termo psicológico) e os graus de consciência do indivíduo, representados pelas atitudes de cada porquinho no contexto da história (preguiçoso, medroso, esperto, etc). O "Lobo Mau" é a Sombra e os porquinhos, os estágios de amadurecimento da consciência no momento presente da sua vida. Ao reconhecer estes simbolismos interpretados, o consulente pode encontrar novas estratégias de como lidar com seus conflitos reais tais como o medo de crescer, ficar sozinho,  sair da casa dos pais, mudar de residência, medo da violência social e tantos outros. Lembre-se: este é apenas um breve exemplo demonstrativo.

CONTRA-MITO E RENOVAÇÃO.

É por meio da descoberta do seu Mito Pessoal que você entra em contato com o seu Contra-Mito (exemplo acima). O Contra-Mito é uma estrutura formada por valores coletivos que afastaram a pessoa da sua individualidade e desejo de realização interior. O Contra-Mito pode ter sido imposto sob uma influência social (país onde nasceu), cultural (normas e valores) ou familiar (modo de criação herdado). 

Na maioria dos casos, a pessoa nem percebe que está vivendo um padrão condicionado que a mantém interiormente insatisfeita e vai buscar soluções do lado de fora (sociedade, amigos, família, remédios) que acabam por agravar ainda mais o seu estado de conflito e desorientação.

Existem diversos motivos para que a pessoa aceite um Contra-Mito: desejo de ser aceito por um grupo, sentir-ser impotente diante das pressões e regras sociais,  necessidade de agradar, desilusão com o próprio crescimento e muito mais. 

O Contra-Mito é a causa de muitas neuroses sociais que surgem sem explicação aparente, principalmente na entrada para vida adulta (28 anos). Mesmo quando algumas das condições que estabeleceram o desenvolvimento do Contra-Mito não fazem mais parte da vida da pessoa, ela ainda pode carregar a pressão de um modelo de crescimento imposto, em contraste com o seu próprio caminho íntimo de auto-desenvolvimento e renovação.


SOBRE RELIGIÃO, ESOTERISMO E AUTO-AJUDA.

O Mito Pessoal lida com a pessoa em sua totalidade. Seria praticamente impossível trabalhar o Mito Pessoal sem analisar as crenças, valores e tudo aquilo em que a pessoa acredita ou não. 

Neste modelo de interpretação, não existem preconceitos ou julgamentos sobre a religião, orientação sexual, partido político e outros fatores que. por muitas vezes, afastam um indivíduo em sua busca pelo auto-conhecimento porque não consegue ajuda. Pelo contrário, é a soma das experiências que valorizam a descoberta do Mito Pessoal porque ele é seu

É possível que, ao descobrir o seu Mito Pessoal, ele não seja representativo num primeiro momento. É comum pensar assim porque você está renovando e reestruturando uma série de importantes valores internos que ficaram "escondidos" durante anos ou décadas pelo Contra-Mito. É um processo.

Talvez o Conto de Fadas ou História Mitológica que apareça na interpretação não faça parte do seu conteúdo religioso e cultural. Na minha interpretação, procuro sempre associar o que é mais simples e claro para o entendimento do consulente. Nomes de entidades, deuses e símbolos são analisados no contexto do seu Mito Pessoal e também na História e Religião de onde surgiram.  Mas é preciso lembrar que faz parte do desenvolvimento e da maturação, ter a mente aberta para estas novas ideias e pontos de vista no Chamado para Aventura. 

Esoterismo e Autoajuda.

Esoterismo, segundo algumas definições, é o nome genérico que define um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seu sentido supostamente oculto. Apesar de compartilhar o uso de ferramentas de auto-conhecimento como a Astrologia e a Religião Comparada, o modelo de interpretação do Mito Pessoal que desenvolvi, não estimula ou oferece nenhuma prática esotérica, escolha religiosa ou método alternativo.

A base fundamental do Mito Pessoal é garantir a liberdade individual, capacidade de escolha e o aproveitamento do potencial humano em sociedade através do desenvolvimento da consciência e do melhor uso das qualidades únicas de cada ser.

Da mesma forma, sou particularmente contra a definição de Autoajuda para o conceito de Mito Pessoal. O primeiro livro de "auto-ajuda" foi intitulado "Auto-Ajuda" e foi escrito por Samuel Smiles (1812-1904) e foi publicado em 1859 (Wikipédia). Mesmo reconhecendo o valor da Autoajuda em diversas áreas, o termo perdeu muito da sua credibilidade (e principalmente resultados) ao apresentar "receitas" de felicidade e bem-estar que parecem acessíveis a qualquer um que deseja segui-las. Mas isso nem sempre é verdade: cada ser possui um conjunto de particularidades que o define como único em realizações, desafios e dificuldades. Neste caso, a generalização pode causar mais danos do que benefícios.

Infelizmente, profissionais de competência profissional comprovada em suas áreas de atuação são confundidos com uma incrível variedade de "especialistas" que, em busca do lucro fácil, abusam do sofrimento e confusão humanos para lançar publicações de conteúdo tendencioso e paternalista. A maioria abusa dos clichês de uma suposta "cura" e "salvação" para manipular e distorcer conceitos antigos da Sabedoria Universal na sua função original.

As palavras ajuda e conhecimento possuem sentidos tão diferentes quanto a distância que as separam no dicionário. Longe das propostas de solução fácil e felicidade instantânea, o caminho para descoberta do seu Mito Pessoal passa por diferentes estágios de crescimento mental, emocional e físico que pedem comprometimento e responsabilidade.

Enfim, o Mito Pessoal não "vende'' nenhuma destas ideias. Espero que você saiba separar o joio do trigo para que possa encontrar o seu equilíbrio e harmonia interior.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o modelo de interpretação do seu Mito Pessoal, mande um e-mail para mitopessoal@gmail.com.

Para solicitar uma consulta, clique aqui.

Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiros de atos; atos são a matriz que me trouxe, os atos são o meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei. Eis em que deve sempre refletir todo o homem e toda mulher. - Sakyamuni